Padre Luís Barros deixa a Paróquia de Mafra ao fim de 19 anos

Padre Luis Barros

Padre Luís Barros deixa a Paróquia de Mafra ao fim de 19 anos

 

Através das redes sociais, o Padre Luís Barros despediu-se, hoje, dos paroquianos de Mafra.

O afastamento prende-se com problemas de saúde, motivo pelo qual o Patriarca, concedeu ao Padre Luís “um ano sabático, para recuperar forças e dedicar um maior cuidado à saúde”.

No seu lugar ficará “um jovem padre, de apenas 27 anos de idade e 2 anos de ordenação, cheio de força e energia, o Pe. Lourenço Lino”, cuja tomada de posse deverá ocorrer em setembro.

“Na hora da despedida” publicada pelo Padre Luís Barros nas redes sociais, pode ler-se.

Na hora da despedida…

Caríssimos paroquianos e amigos:

O bem das instituições tem sempre de se sobrepor ao nosso bem individual.

Este é um princípio que procuro ter presente na vida.

É do conhecimento de todos os problemas de saúde com que me debato desde há muitos anos, nomeadamente na coluna, que me levam a frequentes crises e me deixam com fortes condicionalismos de mobilidade. Acresce que, na última Semana Santa, tive uma trombose ocular, que me fez perder praticamente a visão do olho esquerdo.

Nos últimos meses efectuei diversos exames e procedimentos médicos, nomeadamente com duas idas ao bloco operatório, para tentar reverter a situação e encontrar a origem. Os médicos atribuem-na a uma vida demasiado stressada, com muitos problemas e aborrecimentos.

Naturalmente fui transmitindo superiormente as minhas dificuldades, ao longo do tempo, com a recomendação médica de reduzir a carga das minhas actividades.

Consciente destas dificuldades e em diálogo com o Senhor Patriarca, depois de 21 anos de ordenação e 19 anos em Mafra, achou-se por bem que me fosse concedido um ano sabático, para recuperar forças e dedicar um maior cuidado à saúde.

Disponibilizei-me, naturalmente, a colaborar em alguma paróquia que necessitasse dos meus serviços.

Coincidindo com o facto da paróquia de Belas, onde estive por 2 anos antes de vir para Mafra, ir receber também um novo pároco e dada minha a ligação à mesma, apesar dos anos passados, achou-se que seria oportuno colaborar na mesma, ajudando na integração do novo pároco. Complementarmente, o Senhor Patriarca pede-me que colabore num Departamento do Patriarcado.

No meu lugar ficará um jovem padre, de apenas 27 anos de idade e 2 anos de ordenação, cheio de força e energia, o Pe. Lourenço Lino, que certamente muito contribuirá para potenciar a vida pastoral da paróquia, nomeadamente aonde as minhas forças e limitações já não conseguem chegar. Creio que a paróquia ficará muito bem entregue. Oportunamente será comunicada a data de tomada de posse, prevendo-se que seja algures em Setembro.

Muito agradeço a Deus o privilégio de ter servido esta paróquia, ao longo de 19 anos, pedindo perdão por tudo aquilo que as minhas limitações e incapacidades não me permitiram fazer melhor. Conhecedor da benevolência e generosidade de todos os paroquianos de Mafra, agradeço a ajuda preciosa e dedicada de tantas pessoas, generosas e com profundo amor à Igreja, sem as quais nada do muito que foi feito ao longo destes anos teria sido possível. Que Deus a todos retribua.

Termino rogando as vossas orações pelo novo Prior de Mafra, atrevendo-me a recomendar-me também às vossas orações. Da minha parte, levarei todos no coração. Muito Obrigado por tudo.

Sempre unidos na oração e no amor à Igreja,

Pe. Luís.”

 

Partilhe o Artigo

Leia também